18 de fevereiro de 2011

Vídeo Aula Crochê - Cerzir Crochê na Horizontal

Mais uma aulinha para vocês, vamos aprender como Cerzir Crochê na Horizontal. Acredito que a maioria deve estar se perguntando o que será isso? É uma técnica retirada do fundo do báu, que aprendi com minha avó a quase 25 anos e o resultado você pode conferir na foto abaixo.

Esta técnica antigamente era muito popular, mas atualmente é raridade encontrar artesãs que a utilizem. Pode ser usada para a confecção de tapetes, mantas, ponchos e outras peças de vestuário. O ideal é que você utilize fio grossos como os 100% acrílicos da nossa aulinha e com pelo menos duas cores constrastantes para um melhor efeito visual. Você pode fazer em qualquer largura, desde que a corrente inicial seja em números pares. O comprimento fica a seu gosto já que o número de carreiras é livre. Utilize também uma agulha de tapeceiro (sem ponta) com furo grosso que falicita nosso trabalho. Um detalhe interessante é que as franjas já ficam prontas ao final não necessitando nenhum acabamento adicional.

Veja na foto abaixo uma pequena amostra desta técnica.


Vamos a vídeo aula:




As peças de Crochê, Tricô e Bordado mostradas no blog estão disponíveis para encomenda, bem como os meus Dvds com vídeo aulas.

Sobre os Dvds tenho o Curso de Iniciantes com os Volumes 1 (Pontos e Técnicas básicas do Crochê) e o Volume 2 que é a continuação. Tenho também um grande número de Dvds com trabalhos completos e os especiais com os seguintes temas: Jogos de Banheiro, Bebê, Bicos e Barrados, Bolsas, Cachecóis, Casa (trabalhos para o seu lar), Flores em Crochê, Ímãs de Geladeira e Lembrancinhas, Moda Inverno, Leitura de Gráficos de Crochê, Mantas, Meias e Pantufas, Natal, Porta Moedas, Sachês, Sapatinhos Bebê, Tapetes e Cortinas, Toalhinhas e Vestuário Feminino.

Tenho também Dvds sobre Tricô e Bordado Livre (bordado da vovó). Acesse o
Elaine Croche Vídeos e veja todo o conteúdo dos Dvds com a relação dos pontos e trabalhos.

Para maiores informações sobre encomendas e Dvds, por gentileza entre em contato pelos e-mails abaixo:
tripiano@globo.com ou elainetripiano@brturbo.com.br

Visite o
Cantinho das Alunas e veja diversos trabalhos das alunas (os) do nosso blog. Mande o seu trabalho para ser publicado.

Obrigada pela visita e recadinhos!

2 comentários:

Natty disse...

Que enraçado Elaine vc chama a isto cerzir?
Nós chamamos cerzir a uma técnica de remendos. Quando um tecido rasga a gente cose de uma forma com pontos muito piquininos para ligar novamente o tecido todo

http://www.mostly-victorian.com/GOP1880/darn01.pdf

A minha mãe tem inclusive uma moldurinha que tem um pedaço de lençol com uma zona muito bem cerzida (era de um lençol de infância de uma amiga) e é muitooo lindo.

Beijo
Natty

Eugenia gomes disse...

portugal honde comprar barbante e agulhas clover bom domingo